quinta-feira, 3 de julho de 2014

Como foi a minha Seleção de Comissário de Voo - Primeira Etapa

Oláá :)

Bom, hoje vou relatar como foi a minha (tão sonhada, e esperada) seleção de Comissário de Voo na Cia Aérea que hoje eu trabalho. Depois de contar como foi a minha, vou deixar algumas dica pra quem vai fazer a seleção.

Fiz minha Anac em dezembro/2013, fiquei em segunda época e refiz ela em janeiro/2014. Passei e foi muuuita alegria. Aí, comecei a maratona da entrega dos currículos. Me cadastrei no site de todas Cias Aérea brasileiras, mas no fundo eu tinha a minha preferida (creio que todos tem a sua preferida). A escola de aviação aonde eu me formei também enviou meus currículos. Foi numa quarta-feira mais ou menos 13:15hs eu recebi uma ligação de un número de São Paulo, e na hora neeem passou pela minha cabeça que poderia ser a minha tão esperada ligação, mas era!!!! Era um convite para a seleção na Cia que eu tanto queria, que eu tanto sonhava, a minha preferida, foi muita felicidadeeee!!

A primeira etapa da seleção seriam em 10 dias! Quanta emoção!

O grande dia chegou!! E foi mais ou menos assim... Cheguei no local da seleção e tinha muitooos candidatos, meninas lindaaas, bem arrumadas, cheias de estilo e com todo o perfil. Eu, particularmente, estava muito feliz e ao mesmo tempo ansiosa. A empresa mandou um ônibus nos buscar no lugar marcado e nos levou à sede. A seleção começou com uma palestra onde o pessoal da Cia contou um pouco mais sobre a empresa e seus valores éticos, sobre os comissários e as bases que a Cia tinha no Brasil. Desde o início do processo, todos da Cia fizeram com que nós nos sentíssemos em casa, isso foi muito bom porque não deixou o nervosismo entrar. Essa palestra deu um gás em todos que estavam lá, foi muito boa! Nota 10!

Depois da palestra, todos (em torno de 300 pessoas) foram divididos em grupos de mais ou menos 25/30 pessoas, e cada grupo foi direcionado a uma sala. Nas salas foram aplicadas provas e fichas para preenchermos. As provas foram: Psicológica (aquelas dos triângulos, geralmente aplicada em prova para a carteira de motorista), uma prova de lógica, uma prova de português e por último uma prova do curso de Comissário (Matérias: Emergência a Bordo, Primeiros Socorros e Sobrevivência em geral). Nas fichas era para preencher alguns dados básicos: Nome completo, endereço, telefone, e-mail, nome dos pais, nome e profissão do cônjuge, empregos anteriores e os salários, etc...

Após a aplicação das provas fomos instruídos a fazer uma fila do lado de fora da sala, aí um por um entrava e confirmava dois dados com 2 entrevistadores: peso e altura. Depois disso estávamos dispensados (uuufa!). Todo o primeiro processo seletivo durou em torno de 3 a 4 horas.

Essa foi a primeira parte da seleção. Depois disso a empresa iria dar um retorno para todos, aprovados ou não. Os aprovados seriam então, convidados a participar da segunda fase. Em outro post vou detalhar como foi a segunda parte.


Agora as dicas para os futuros comissários que vão fazer a primeira seleção, ou pra quem ainda não foi chamado mas já quer ir se preparando:

1) A tranquilidade é o segredo de tudo. Se você foi selecionado para uma entrevista saiba que a empresa já viu em você um potencial, eles gostaram do seu currículo e por isso te chamaram. Eles já te querem, isso é 50%, e os outros 50% é você quem vai fazer! Então, é importante respirar fundo e devagar, ter fé em Deus, e tenha certeza que você irá arrazar!!
 
2)
A aparência já conta desde a primeira etapa. Se você é menina, CAPRICHEEE guria! Rsrsrsrs. Vá bem vestida, roupa social, nada de cabelo solto e calça jeans (isso eu vi na minha seleção). Um sapato discreto, saia (com meia-calça), blusa social e um blaser! Esse é o look certo, tenha certeza! Capriche também na make, faça uma pele beeeeem linda, de sobra, nada muito 'balada', uma sobra marronzinha com um fundinho preto é perfeito. Delineador (se você gosta. Eu usei só na primeira seleção –esqueci de comprar para a segunda-). Rímel. Batom. Blush. Tudo bem delicado. O cabelo BEEEM laquêsado!!! Rsrsrs. Faça um coque ou um rabo de cavalo e use e abuse do laquê para que não fique aqueles cabelinhos novos perdidos ao vento. Use. Use. Use laquê, não tenha medo. Capriche!! Impressione desde a primeira etapa! E se você é menino vá de roupa social, terno e gravata, meia preta, sapato discreto. Cabelo bem penteado e barba sempre bem feita!! Se seguirem esses passos vão acertar em cheio! Tenham certeza!

3) Relembre as matérias do curso antes da seleção. As questões que caem são todas que você aprendeu, nada a mais. E geralmente são apenas questões do bloco I, mas dê uma repassada nas outras. Na minha não caiu, mas com certeza pode cair.

4) Última dica mas a principal! Tenha FÉ! A Bíblia diz que a fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. A fé pode tudo! Tenha fé, creia! Esse é o maior segredo e a minha maior dica!!


Então é isso aí! Obrigada pessoal!

Deus abençoe, bons estudos e bons voos!

10 comentários:

  1. Lindona...
    Parabéns pela iniciativa e pela atitude... Sabemos como a rotina deve ser corrida; então dedicar um pouquinho do seu tempo pra nos mostrar cada detalhe.. É um lindo gesto... Pois motiva, alimenta nossos sonhos e renova nossa esperança a cada dia!
    Aqui o meu muito obrigada... Que deus possa lhe retribuir em dobro!
    Super beijo ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aww brigada flor!! Com certeza o que eu puder ajudar, esclarecer e fazer pra incentivar o pessoal a seguir firme e não desistir desse sonho eu vou fazer! Um dia eu também desanimei mas hoje vejo que vale muito a pena continuar firme e com esperança! Creio que tudo tem seu tempo certo! Muito obrigada pelo carinho, fique com Deus ♡ bjuss! :*

      Excluir
  2. Oi Cati, vim lhe agradecer pelos textos...Isso é um grande incentivo pra quem está no começo da estrada, como eu. Cada atenção dada, cada palavra escrita ou dita por vocês comissárias me deixa muito feliz e esperançosa, pois ás vezes bate aquele desanimo, a falta de vontade, ou até mesmo a falta de comprometimento comigo mesma. Eu ainda irei fazer 18 anos, e não vejo a hora de começar o curso, de fazer a prova, de voar e servir a minha gentileza ao próximo. Meu namorado está prestes a fazer a prova da Anac, e ontem lendo seus textos, abriram-se sorrisos de expectativa, ansiedade e alegria, por isso vim aqui te agradecer por ser tão gentil conosco. Obrigada pelas palavras, pois elas foram um grande empurrão pra mim mesma, ás vezes é difícil nos incentivar, mas quando temos alguém conosco, as coisas ficam bem mais simples, então, te desejo muita sorte, muito amor, e um forte abraço. Obrigada linda :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi minha flor! Obrigada pelas palavras de carinho! Fico muito feliz quando vejo que estou de uma forma ou outra ajudando a esclarecer, a incentivar e dando força pra todos os futuros comissários! Vai firme, te dedica que tudo acontecerá no tempo certo! Parabéns pela escolha!! Bjinho :*

      Excluir
  3. Cati, cabelo curto na altura do pescoço solto na entrevista não é legal? (fiz um outro coment mas acho q não enviou)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Milla!
      Então, cabelo solto na altura do pescoço está no tamanho ideal flor! Só não pode passar muito da altura do ombro. Aí nesse caso é bom prender. Mas nesse tamanho que tu falou está perfeito! ;)
      Bjosss

      Excluir
  4. Oi Cati... Como foi o speech que você leu? Algum da azul mesmo? Alguma palavra ou outra eu agarrei quando li o speech na gol... tenho medo de errar na azul... não posso levar um não de novo... quero ir preparada... ainda mais na azul, onde sempre esperei...

    ResponderExcluir
  5. Oi me chamo Daniele.
    Sobre a questão que você falou ,que entra dois em dois numa sala pra medir altura e peso;no caso os mais baixos sairão? Não tem chance?

    Eu queria se puder ,faça um vídeo falando da questão se você conhece alguma aeromoça baixinha em atividade; baixinha mesmo. .
    Eu tenho 1.50 e vou fazer de tudo pra realizar meu sonho .
    Por favor me dá uma notícia boa ,ou se você conhece alguma cia aérea que trabalham com pessoas mais baixas ,e que esse detalhe não impede de exercer a profissão. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi me chamo Daniele.
    Sobre a questão que você falou ,que entra dois em dois numa sala pra medir altura e peso;no caso os mais baixos sairão? Não tem chance?

    Eu queria se puder ,faça um vídeo falando da questão se você conhece alguma aeromoça baixinha em atividade; baixinha mesmo. .
    Eu tenho 1.50 e vou fazer de tudo pra realizar meu sonho .
    Por favor me dá uma notícia boa ,ou se você conhece alguma cia aérea que trabalham com pessoas mais baixas ,e que esse detalhe não impede de exercer a profissão. Bjs

    ResponderExcluir