terça-feira, 8 de julho de 2014

Como foi a minha Seleção de Comissário de Voo - Etapa Final

Olá pessoal, td?

Hoje vou detalhar como foi a minha segunda fase da seleção de Comissário de Voo.

Bom, 5 dias após ter feito a minha primeira fase da seleção recebi um e-mail dizendo que fui aprovada (uhuuuu, peensa na felicidade né, eu abri meu e-mail no trabalho e todo mundo veio me abraçar e me parabenizar, foi uma festa) e que a Cia estava me convidando para participar da segunda etapa que seria em 11 dias. Essa durou em torno de 8 horas e meia, foi o dia todo.
Nesta segunda etapa, meu esposo foi junto comigo e ficou na pousada enquanto eu estava na seleção.

Chegando lá uma surpresa: tinha apenas 8 candidatos!! - Só tinham 8 pois, todos os candidatos aprovados na primeira fase foram divididos em 'minigrupos' entre 7 a 10 pessoas cada, e esses grupos foram divididos durante os dias, ou seja, no dia da minha seleção tinha 8 candidatos, no dia anterior teve mais uns 8, e no dia seguinte iria ter mais 8 e assim por diante....Foi bom porque pensei que iria encontrar 20 ou 30 candidatos, mas não.... apenas 8.

Ficamos todos em uma salinha e o dia começou:

Fichas: Preenchemos uma ficha médica e uma da Anac. Após isso, tive a consulta com o médico onde ele mediu minha pressão, temperatura, fez umas perguntas rotineiras e logo depois me dispensou para a próxima etapa.
Depois da consulta geral fui encaminhada para uma outra sala onde tinha uma médica muito querida e que fez a coleta do cabelo para o exame toxicológico. Eles coletam duas pequenas mechas de cabelo tiradas bem do meio da cabeça, então não se preocupem, não fica nenhum buraco não, rsrsrs.

Palestra: Depois da coleta teve uma palestra muito boa, onde um funcionário da empresa nos falou de TUDO à respeito da nossa futura profissão. Falou sobre salário base, sobre o salário das horas voadas, diárias para alimentação, sobre o treinamento, benefícios de passagens para a família, para os amigos, sobre outros benefícios, sobre as bases aonde vamos trabalhar, e mais um monte de coisa que não me lembro agora, rsrs, mas falou tudo o que sempre queríamos saber, foi demaaaais ;)

Depois da palestra, intervalo para o almoço (por conta do candidato).

Entrevista Individual: Voltamos do almoço e continuamos a seleção com a tão temida entrevista individual que não foi NADA de temida. Muito pelo contrário. Eles fazem de TUDO para que você se sinta em casa, é sério, é muito tranquilo. Estamos acostumados com a ideia de que vamos no levantar e falar em público sobre a nossa vida para umas 20 pessoas e não é nada disso (deixo claro que aqui não, nas outras empresas não sei como funciona). A minha entrevista foi muito boa, falei um pouco da minha vida, e ao longo da conversa vão surgindo perguntas, fui elogiada pela minha maquiagem (por isso capricheeeeeeem girls!!!!).
Eles perguntaram do meu emprego, o que eu fazia, e depois de outras perguntas (realmente não me recordo de todas) fui dispensada para a penúltima parte da seleção: o Inglês.
O inglês, depois da dinâmica de grupo, é a parte mais temida das entrevistas de emprego para comissários, mas realmente, se você for tranquilo, como já falei na primeira parte da seleção, ir com fé e confiança, você tira de fichinha!!

Inglês: A minha entrevista de inglês foi assim: Cheguei na sala e a entrevistadora já disse "Hello, good afternoon, nice to meet you, sit down, please!" e eu fiquei tipo :O (omg *-*). Todo o diálogo foi em inglês. Primeiro ela me fez algumas perguntas, uma delas era se teria problema em morar fora da minha cidade, pediu pra falar um pouco sobre mim. Foram poucas perguntas, acho que se foram 4 ou 5 foi muito.
Depois fizemos a seguinte atividade: Ela me disse que era uma americana viajando em uma Cia Brasileira. O Comandante fez o speech em português e ela não entendeu nada! (tudo isso foi explicado em Inglês). Depois ela me deu um texto em português com o speech que o Comandante leu e pediu para que eu explicasse à ela em inglês o que estava acontecendo. Na hora fugiu uma e outra palavra, mas em geral fui bem. O objetivo não era traduzir literalmente 100% a situação, era apenas para explicar com minhas palavras, de forma que ela entendesse. Aí, depois ela me deu um speech em inglês para mim ler (teste de pronúncia). E logo depois fui dispensada para a última parte da seleção.
GENTE, o inglês é tranquilo, aquela hora que me deu branco eu disse “i'm sorry, I'm a little bit nervous”. Tem que ter sinceridade, não querer forçar nada, fazer um grau de fluência, não. Seja você. Foi o que eu disse, se no seu currículo estiver 'inglês basico' e você está lá para uma entrevista, eles sabem que seu inglês é básico, porque eles viram seu currículo e te chamaram, então eles querem ver algo além do inglês, e se te perguntarem algo avançado, simplesmente diga a verdade, diga que seu inglês é básico. Seja sincera. Teve uma colega que não tinha inglês e ela falou pra entrevistadora que não sabia responder à algumas questões. E ela passou!!! Então eles querem algo além do inglês. Lembre disso!!

OBS: Eu li em um blog uma vez uma dica sobre esse assunto. Dizia que se sentirmos abertura da parte do entrevistador aí sim podemos falar 'desculpe, estou nervosa'. Caso contrário devemos manter a calma e tentar lembrar das palavras. A empresa que trabalho não exige Inglês a nível fluente (não por enquanto). Acho que é por isso que eles dão mais abertura. Mas em geral creio que os entrevistadores aceitam sim um pedido de desculpas.

Redação: E a última parte da seleção foi a redação. Meu tema foi 'A Importância da Excelência' uaaaau. Adorei esse tema. Minha redação teve umas 20/25 linhas. Foi simples e objetiva. Não se foque em 'encher linguiça', se foque em explorar o tema em todas as possibilidades concretas e lógicas. Eu gostei do tema porque como sou cristã, citei alguns exemplos que aprendi na minha vida com Deus. A Bíblia nos ensina que a 'excelência é a alma do servir'. Jesus era o Rei, mas era ele quem servia as pessoas. O maior servia o menor. Jesus era o exemplo da servidão. Ele ensinou que devemos amar e servir as pessoas sem querer algo em troca, apenas por amor. A Excelência é a forma com que Jesus servia seus amigos. Ele foi Rei e foi servo. Na bíblia pude aprender muitos exemplos bons a respeito desse tema.
Depois da redação fomos dispensados.

Podem ver que na minha seleção não tive que falar em público, não teve dinâmica de grupo, nada disso, Foi muito tranquila. O pessoal lá fazia a questão de nos deixa bem a vontade, e isso ajudou MUITO!!

Depois da minha seleção levou 25 dias para a resposta chegar. Foram LOO...OONGOS 25 dias. E numa sexta-feira, pra fechar a semana com chave de ouro (e a glória é de Deus) recebi o telefonema: "Alô, Catiana? Estou te ligando pra te dar uma boa notícia, VOCÊ PASSOU NA SELEÇÃO! PARABÉNS" Uhuuuuuuu!!! Depois disso comemorei muito, agradeci muito a Deus e a todos que me ajudaram!

Agora estou em stand by. Na espera do início do treinamento.
Então por enquanto é issooo :)

Até brevee!!

DEUS ABENÇOE!!!

30 comentários:

  1. Olá Catiana!
    Parabéns pelo blog e por dispor um pouquinho do teu tempo disponível (que não deve ser muito) a quem ainda está trilhando o caminho até chegar onde estás (inclusive eu, rs).
    Podes falar um pouquinho melhor a respeito das bases da empresa que trabalhas? Quais são as cidades? E também onde moravas antes de se mudar pra cidade-base e como foi todo teu processo de deslocamento, em relação à família e essas coisas.
    Enfim, é isso. Te agradeço desde já pela atenção.
    Que excelentes vôos te aguardem! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii amada! Obrigada pelo carinho viu! Minha base é BH, mas pretendo mudar para base POA. Como sou casada, nas minhas folgas (em torno de 14 por mes) eu vou pra casa. Mas estou conseguindo conciliar bem essa vida, rs. Eu tenho um quarto em BH, onde fico para cumprir sobreaviso, reserva, e quando vou voar. Flor, é isso. Se ficou alguma dúvida, estamos aí! Fica com Deus :* bjuu

      Excluir
  2. Olá Cati! Parabéns pelo blog, está lindo e é muito útil e importante para nós que sonhamos em ingressar nesta profissão maravilhosa.
    Eu gostaria de saber se você tem informações sobre o atual processo seletivo na sua companhia, sei que o idioma Inglês se tornou obrigatório por conta dos voo internacionais que a companhia adotou, queria saber especificamente da fase que exige o idioma, qual o nível exigido e etc.
    Eu iniciei recentemente aulas particulares, mas fico insegura de mandar os currículos dizendo que possuo nível intermediário, pois não sei exatamente o que eles esperam deste nível. Não sei se estou certa, mas acho que se no currículo constar nível básico provavelmente nem serei chamada.

    Obrigada, você é uma linda, bons voos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Paloma, muuito obrigada pelo carinho tmb! Assim, eu tinha a mesma dúvida que a tua! Mas é o seguinte, a Azul este ano ainda contratou um pessoal com pouco conhecimento (ou nenhum) em outra língua. Não sei se ainda estão chamando. No meu caso, como o curso que fiz me classificou como nível "Fundamental A", mandei no CV assim. Vc tem que por o que te deixa mais confiante! Na minha seleção, o inglês foi na segunda etapa, e foi bem tranquilo. Pensa bem, sei que é complicado, passei por isso tmb, mas fui no que me deixou mais a vontade. E fui com fé. Pra eles foi básico-intermediário, nivele 3, já está ótimo! Na entrevista que eles vão ver seu nível, se bate ou não com o cv. Mas não sei até que ponto é pra eles um básico ou um intermediário. Se se sente bem coloca intermediário e vai com tudo! Mostra o que você sabe sem medo! Não sabemos o que para a empresa é um intermediário, se for pra vc, coloca assim! Flor, espero ter ajudado, se ficou alguma dúvida estou aqui ta bom? Bjão!! :*

      Excluir
  3. Olá, meu nome é Alessandra. Estou fazendo o curso (na mesma escola inclusive) rsrs.
    E minha maior dúvida é referente a altura.
    Tenho 1,56. Tenho chance de entrar? A 5 anos atrás, desisti por causa disso.

    Obrigado. Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Flor!! Ah é na Atac? Que legal!! Hoje em dia altura já não é mais 'desclassificatório', mais vale um bom atendimento e um belo sorriso :)

      Excluir
  4. Oii Catiana, nossa que lindo viu, meus parabéns eu passei na anac em dezembro e estou me preparando para entrevistas muito bom ler tudo isso e que você conseguiu! Com Deus conseguimos tudo! Sucesso bjs Thais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!! :) que legal einh! Boa sorte nas entrevistas e siga firme! Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  5. Olá Cati tudo bom? Estou chegando no blog agora e confesso que estou adorando!!! Parabéns pelos seu 8 meses de Blue Angel! Li neste post que no dia da sua entrevista a entrevistadora elogiou muuuuito sua maquiagem, e confesso que se eu fosse chamada para fazer uma entrevista amanhã sinceramente não sei qual make eu iria usar =( Será que você pode fazer um post com fotos da maquiagem que você fez no dia da sua entrevista!? Tenho certeza que iria ajudar muitas de nos que estamos nos preparando para uma oportunidade!
    Mais uma vez Parabéns pelo Blog e que Deus continue iluminando seu caminho cada vez mais.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh minha linda, obrigada pelo carinho!! Muuito obrigada pela dica viu!! Estou precisando mesmo de ideias! Hahaha. No meu próximo voo vou reproduzir a make da minha seleção e postar as fotos então! Fica ligada no blog que creio que até o final da semana sai. Obrigada de novo flor! Fica com Deus, bjuus ;)

      Excluir
  6. Oiii, parabéns por ter conseguido ser uma Blue Angel. Eu passei na primeira fase, e queria saber se ainda tem dinâmica de grupo na segunda? Se sim, você tem alguma dica sobre ela? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bruu! Tudo? Origada pelo carinho! :) Parabéns pela aprovação na primeira fase flor! Assim, na minha seleção (segunda etapa) não teve dinâmica, o que me surpreendeu bastante, pois me preparei pra ela, rsrsrs. Mas eu já ouvi de colgas que tiveram sim. Acho que na verdade eles variam, mas infelizmente eu não sei como são feitas as dinâmicas na empresa :(. Mas a dica que sempre dou é ter calma, ser vc mesma e sorrir MUITO!! Ouça com atenção o que eles propuserem e seja confiante consigo mesma. Sempre é bom expor sua opinião e mostrar que sabe trabalhar em equipe. Mas acima e tudo é a confiança!! Fica tranquila e seja vc! :D boa sorte flor!! ;) Bjuss :*

      Excluir
  7. Olá Cati, bom tenho 17 anos e em outubro começo o meu curso, estou mega feliz com essa realização e você tem sido uma das minhas inspirações para seguir nessa profissão tão linda. Também sou cristã e creio que Deus estará comigo nessa nova etapa! Parabéns pelo blog, está lindo! OBS: Espero voar na mesma tripulação que você um em breve kk). Um beijo lindona :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Obrigada pelo carinho! :) Boa sorte, tenha fé e arrasa!!!

      Excluir
  8. Oi, gostaria de saber se vc têm insta? Estou adorando te acompanhar 😊

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adorei seu blog. Gostaria de saber se VC acha que as cias dão preferência a comissárias que moram em estados perto da base? Moro em vila velha, espírito santo e aqui não tem base nenhuma :(
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bem, acho que não. Pois pela nossa regulamentação nós devemos residir na base contratual, então é de nossa responsabilidade "se mudar" ou alugar alguma coisa pra poder cumprir a nossa jornada na base. Eu por exemplo, sou do Rio Grande do Sul e minha base fica em Minas. É bem relativo. Bjos :)

      Excluir
  10. Adorooooo ler sobre isso, rs fico emocionada, é como se estivesse na sua pele, e a ansiedade de saber a resposta logo... rs parabéns gostei muito da redação, o começo dela, não deixou de engrandecer a Deus, por isso você passou, parabéns ele cuida dos seus sempre, bons vôos um dia nos encontraremos voando rs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada pelo carinho Jé! <3 bjuuu se cuida tu tmb :*

      Excluir
  11. Oiii Cati, amo assistir seus videos e ler seu blog. Acabei de passar na anac e ainda fazendo o curso assistia seus vídeos e me inspirava muito. Tbm sou cristã e sempre coloco Deus na frente de tudo na minha vida, sei que o tempo dele não é o meu e tbm sei que foi ele que colocou esse sonho no meu coração.
    Fico sem saber se mando ou não currículo pois ainda faço inglês e é nível básico 2. Muitas pessoas falam que se mandar somente com o básico e eles chamarem pra seleção é perda de tempo pois não vou passar. Mas sempre pensei que se eu for chamada msmo com o básico, como você disse, eles querem ver mais do que o inglês.
    Te admiro muito, obrigada por dispor do seu pequeno tempo pra nos ajudar. Que Deus possa te abençoar cada dia mais!! Bjss linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, isso não existeee. NUNCA é perda de tempo e sim ganho de experiência! Não considere esses comentários! Vá sim e vá linda e confiante com o inglês que vc tiver!! Pode ser a sua chance, o seu ano, o seu dia!! Não perca essa oportunidade!! Deus abencoe vc tmb amor, bjos

      Excluir
  12. Oláaaa Cati, parabéns pelo blog! Adorei o texto e a minha pergunta é a seguinte, seu inglês foi aprendido como? você fez curso antes da seleção,intercâmbio,aulas particulares?Temo pela fase do inglês, nossa segurança nunca é plena, gostaria de saber como foi sua preparação.
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee, tudo bem? Então, eu fiz inglês durante 1 ano só! Mas meu maior aprendizado veio através da música e filmes legendados. Antes da seleção eu fiz um preparatório sim, foi muito bom inclusive! :) bjussss

      Excluir
  13. Bom dia,Cati! Que alegria poder encontrar uma aeromoça cristã. Tenho muita preocupação quanto a minha vida espiritual, meu ministério e etc. Ano que vem começo o curso em POA,e por enquanto estou fazendo inglês e francês, pra já ir me preparando, além do espanhol que pratico desde que nasci, já que meus pais são uruguaios. Enfim, gostaria de saber se você tem algum outro meio de contato além deste, tenho algumas dúvidas em específico. Desde já obrigada pela sua atenção! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cati, amei seu blog. Ainda não conhecia... Muito perfeito... bjs Linda

    ResponderExcluir
  15. Oiie tudo bem? Estava lendo seu blog, achei super legal! Tenho uma seleção da azul para fazer e estou com uma dúvida!
    Eu sou noiva, vc acha que pega mal falar isso?! Em algum Momento da seleção, vc comentou se era casada?

    ResponderExcluir
  16. Cati, Bom dia! Você disse que ficou em standy by quando recebeu a ligação te informando que você tinha passado né, mas foi por quanto tempo? E depois te ligaram de novo fizeram algum tipo de entrevista de atualização... como que foi esse processo até você realmente participar do treinamento? Conta um pouquinho sobre isso, por favor. Obrigado! Tô admirado com a simplicidade do seu processo, porque sempre ouvimos falar de seleções mais exaustivas, que bom que nem sempre é assim! Parabéns pela conquista Cati!!! Sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi ,virei sua fã. .
    Amo a forma como se põe diante os assuntos abordados. ..Parabéns.
    Gostaria de saber como funciona as seleções. .. Elas acontecem em uma das bases?
    No caso ,moro em Fortaleza, más aqui ,não tem base aérea de nenhuma cia aérea. ... Então seria impossível acontecer aqui ?
    Eu teria que me deslocar pra base da seleção?

    Cheiro pra você. .. Daniele.

    ResponderExcluir
  18. Oi ,virei sua fã. .
    Amo a forma como se põe diante os assuntos abordados. ..Parabéns.
    Gostaria de saber como funciona as seleções. .. Elas acontecem em uma das bases?
    No caso ,moro em Fortaleza, más aqui ,não tem base aérea de nenhuma cia aérea. ... Então seria impossível acontecer aqui ?
    Eu teria que me deslocar pra base da seleção?

    Cheiro pra você. .. Daniele.

    ResponderExcluir