Caminhar de Uniforme pelo Aeroporto

Ao longo de poucos dois anos, fui descobrindo que essa parte (caminhar de uniforme pelo aeroporto) tem suas curiosidades, peculiaridades e prazeres. E hoje vim compartilhar um pouco delas com vocês que me acompanham. De uma forma dinâmica e divertida! Espero que gostem :)

Bom, hoje eu tenho 22 anos (há 3 semanas pros 23) e sou comissária desde os 20, mas eu tinha esse sonho de ser comissária desde os 16. E os sonhos e pensamentos que eu tinha eram como os sonhos e pensamentos de qualquer pessoa que sonha em ser comissária: caminhar de uniforme pelo aeroporto! Levando em conta o pouco acesso às informações sobre a profissão, era isso o básico que eu sabia sobre ser Aeromoça. Quanta inocência!!

Resultado de imagem para flight attendant in airport

Conforme eu fui tendo acesso à internet e obtendo informações, eu fui descobrindo que ser comissária não é nada disso! (não meeeeesmo). Caminhar de uniforme pelo aeroporto? É um breve detalhe que acontece durante a sua jornada de trabalho. 

Curiosidades: POR QUE UMA AEROMOÇA CAMINHA DE UNIFORME PELO AEROPORTO?
Não, não estamos desocupadas desfilado lindas e belas (lindas e belas pode ser) como todos pensam, rsrs. Poderia listar os motivos, e vou!

* Motivo 1: na sua chegada ao aeroporto
Você chega, se apresenta, e vai com a tripulação até a aeronave. Passa pelo raio x, e começa o desfile. Mil olhares pra você, admiração, curiosidade, mas é nesse momento que você se sente uma Alessandra Ambrósio do aeroporto, e detalhe, ambas são "Angels" ahahahah :)

Resultado de imagem para flight attendant in airport SEATED

Motivo 2: no tempo em solo, enquanto espera sua aeronave chegar
2 horas em solo entre seu último pouso e sua próxima decolagem... humm, ótimo momento para tomar um café. Bora pro saguão? E a segunda parte do desfile começa...

Resultado de imagem para flight attendant tired


Motivo 3: no caminho até o portão que foi alterado
Sua aeronave chegou mas o finger em que ela ia estacionar ainda está ocupado, então o portão altera... do 3 pro 27! E nesse momento se estende uma passarela no chão até o portão 27 e a terceira parte do desfile começa... tuts, tuts, tuts... até nos param pra pedir foto!

Resultado de imagem para flight attendant fashion week


Motivo 4: no caminho pro desembarque
Acabou sua jornada de trabalho, mas não sua jornada de "Alê Ambrósio". A quarta parte do desfile se inicia quando você sai do gate até o desembarque, aqueles mil olhares continuam, mas nesse momento você já está com sua maquiagem e cabelo daqueele jeito, quer mais é passar despercebida dos olhares admirados. Você está tipo...#zombiemood
Resultado de imagem para flight attendant tired


Motivo 5: no tempo em que você espera seu voo pra ir pra casa
Mesmo que seu dia de trabalho já se encerrou, as vezes, ainda tem o último voo do dia, que é aquele que quem mora fora da base pega pra ir pra casa (o que era meu caso. Morava no Sul, base BH. Agora mudei pra BH). Aí tudo junta: portão pode alterar, bora tomar um café? No mais, é só ficar sentadinha esperando... "miga, passa a mão no cabelo, tem uns fiozinhos caindo"

Resultado de imagem para flight attendant waiting




Peculiaridades: COISAS QUE ACONTECEM NOS DESFILES DOS AEROPORTOS DA VIDA
As pessoas realmente ficam admiradas com a gente. Os passageiros frequentes, que já estão acostumados com aeroportos, não ficam curiosos, mas tem muita gente que ao entrar em um aeroporto pela primeira vez, e ao ver um comissário pela primeira vez fica realmente admirada! E a gente sente isso da forma com que as pessoas nos observam.

* Os simpatizantes: você percebe que a pessoa fica te observando, e de repente ela sorri pra você! Você sorri de volta! E é como se um laço de amizade fosse criado através dessa troca de sorrisos.

* Os curiosos:  são aqueles que gostam de aviação, avião, desse universo, pois pra perguntar sobre o nosso dia a dia existe um interesse curioso aí... Eles perguntam como é nossa escala, que lugares já conhecemos, se temos tempo de ficar em casa, se o salário compensa, se já voamos pra fora do País, se passamos o Natal com a família, etc... Eu particularmente gosto muito de falar sobre essas coisas, pois na maioria (vulgo todas) das vezes as pessoas ficam surpreendidas ao nos ouvir, ao ouvir o nosso lado da moeda, que é muito e totalmente diferente do que eles imaginavam. A gente os surpreende.

* Pessoas desacompanhadas: na maioria das vezes são pessoas de mais idade que não sabem aonde fazer checkin, aonde despachar a mala, aonde embarcar, aonde está o avião, aonde desembarcar, aonde pegar a mala. E nós, no meio do nosso desfile "Alê Ambrósio" somos paradas por essas pessoas que nos fazem essas perguntas. Somos como postos de informação, é claro, pois aquele é o nosso meio, é a nossa vibe, a nossa casa, manjamos de aeroporto. E sempre é um prazer ajudar, pois pode ser nossos pais, tios, avós precisando dessa ajuda. Sempre pense em fazer o bem, em ajudar, sem olhar a quem. Você pode fazer o dia daquela pessoa melhor. Mesmo em um dia estressante em que eu não estou muito bem, em paro e dou atenção à essas pessoas, pois elas realmente enxergam em nós uma saída. E a aviação me ensinou a ser mais atenciosa com as pessoas, e isso é maravilhoso!

Resultado de imagem para flight attendant with kids

Resultado de imagem para flight attendant with kids


Prazeres: ELES EXISTEM!
Sim gente. É muito legal caminhar de uniforme pelo aeroporto. Não gente, não é só isso! Isso, na verdade não é nada, não é o que fazemos, não traduz a nossa profissão. Somos agentes de segurança de voo. Prezamos principalmente por um voo seguro, um voo tranquilo. É chato pedir pra despachar sua mala se ela não cabe no bin (compartimento de bagagem)? Pode parecer, mas é segurança! É chato pedir pra abrir a persiana? Pode parecer, mas é segurança! É chato pedir pra travar a mesinha? Pode parecer, mas é segurança!! Segurança! Qual outro motivo de fazermos uma demonstração dos procedimentos de segurança não é?

Resultado de imagem para flight attendant safety demonstration

O desfile nas passarelas dos aeroportos é apenas o trajeto percorrido entre um voo e outro, entre a chegada e a folga, entre a folga e a saída.

É uma arte, pois existem também aqueles dias em que a nossa alma chora. Nosso corpo chora, nosso humor chora. Aquele dia que estamos trabalhando há 11 horas, mortos de cansados, mas a "passarela" ainda é longa. Aquele dia que não conseguimos voltar pra casa pois o voo lotou, o choro fica na garganta, chegam até a escorrer lágrimas enquanto damos um passo após o outro na "passarela". É difícil.

Tem sim aquele dia que você está linda, se amando e parece sim que você está nas passarelas da Victoria Secrets, se torna prazeroso caminhar puxando a mala, e se sentindo, não vou ser hipócrita. É legal, é aquele sonho da menina do cursinho de comissária. Eu sou grata à isso! As pessoas nos param pra nos dizer o quanto estamos bonitas, elas nos param pra pedir uma foto, jovens nos param pra falar que sonham em ser comissários, pedem dicas, isso é muito legal, mas nunca se esqueça, isso é só um pequeno detalhe da profissão. No dia a dia, esse pequeno detalhe passa despercebido por nós.

É o que as pessoas enxergam, mas não o que somos. Não somos modelos, ok, somos Angels também, mas antes disso, e somente, somos agentes de segurança!

LEMBRE-SE:









Comentários

  1. Muito bom mesmo Cati, seu texto. Obrigado por compartilhar esses momentos com a gente, sempre nos ensinando algo sobre ser comissária! Não vejo a hora de ganhar minhas Asas, mais creio em falta pouco, sei que não deveria dizer isso, mais a Azul me encanta demais, por tudo. A melhor companhia em atendimento , amo voar de Azul, peço a Deus todo dia que se for da vontade dele eu venha me tornar uma Blue Angel. beijos linda ótimas férias, se puder faz vídeo no canal do youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho flor, continue sempre lutando pelos seus sonhos, só você sabe aonde quer chegar e só você sabe o que seus sonhos significam, então se vale a apena, se vai te trazer alegria, CORRE ATRÁS DELES!! Deus abençoe sempre <3

      Excluir
  2. É incrível como mesmo não fazendo parte desse universo, consigo sentir - Como se fosse comigo - a sensação de ser um Agente de segurança que lida com vidas e tem o objetivo de leva-las ao seu destino final. Obrigado, Catiana, por transmitir tanto amor pela profissão! Por mostrar que há algo muito além do uniforme, da aparência, do que imaginamos da profissão; obrigado por mostrar o detalhe, os bastidores de um ser humano assim como qualquer outro, mas que por vontade própria e auxílio do Criador do Céu e da terra, tem o privilégio de viver o sonho que sempre imaginou.
    Obrigado pela paz e pela luz que passas com tuas palavras, as quais se tornam incentivos para pessoas, como eu, continuarem a ir atrás do seu objetivo.
    Muito sucesso e que Deus te cubra de bênçãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu quer é me fazer chorar né? ahahahaha MUITO Obrigada pelas palavras! Eu sou a pessoa que mais ganha, com todo esse carinho que recebo de pessoas como você! Que Deus te abençoe sempre e sempre todos os dias, e que Ele te dê força pra alcançar seus objetivos e que a vontade dele seja feita, sempre! Muito Obrigadaaaa :)

      Excluir
  3. Sensacional!
    Parabéns gostei muito!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cati: PALMAS 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  5. Você é linda, assim como sua palavras!
    Estou me preparando para ser comissária, e pessoas como você merecem tudo de melhor!
    Um grande beijo....espero te encontrar nos "aeroportos da vida" rsrs
    Laryssa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada pelo carinho flor, nos veremos com certeza <3

      Excluir
  6. Você é linda, assim como sua palavras!
    Estou me preparando para ser comissária, e pessoas como você merecem tudo de melhor!
    Um grande beijo....espero te encontrar nos "aeroportos da vida" rsrs
    Laryssa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas